Porque é importante reduzir o uso de sacolas plásticas?

A utilização de plástico - tanto embalagens, quanto sacolas e outros itens descartáveis - chegou a níveis críticos. Isso porque, o uso deles é muito considerável e a sua decomposição é extremamente demorada. 

 

 

Imagine quanto de plástico você não usa todos os dias? Praticamente todos os objetos ou alimentos estão envolvidos por algum material derivado antes de serem utilizados, e em muitas vezes de forma totalmente dispensável. 

 

 

Os materiais plásticos demoram entre 300 e 400 anos para se decompor, o que significa que cada plástico descartado é uma herança deixada para as próximas gerações, ou seja, você, seus filhos e netos irão envelhecer e os itens plásticos que você descartou ainda estarão presentes no planeta. 

 

 

Para piorar, a vida útil de vários itens plásticos é curtíssima, o que vai contra o tempo para a deterioração . Por exemplo, o tempo médio de uso dos pratos e copos descartáveis é de poucos minutos, somente enquanto dura a refeição e depois de descartados, o prazo para que ele “desapareça” do meio ambiente é gigantesco. 

 

 

Existem ainda vários motivos relacionados a importância da redução do uso de plástico, principalmente de sacolas plásticas, que é um dos itens mais comuns no nosso dia a dia. Por isso, diminuir o uso é o cenário perfeito e nós vamos te ajudar!

 

 

 

Dicas para reduzir o uso de sacolas e itens plásticos

Compre a granel

Alguns tipos de produtos não oferecem a possibilidade de serem comprados em embalagens sustentáveis, como arroz, açúcar, feijão e todos os grãos em geral. Por isso, uma solução para essa questão é optar pela compra desses itens a granel. Assim, indo em lojas específicas, você pode levar o seu próprio recipiente (potes reutilizáveis, sacos de papel, entre outros) e reutilizá-los. 

 

 

Use produtos de higiene sustentáveis

Outra possibilidade de troca bastante interessante para quem deseja reduzir seu consumo de plástico é trocar itens como escovas de dente e lâminas de barbear convencionais, pelas versões sustentáveis, que podem ser feitas de bambu (para o primeiro produto) ou metal (para o segundo produto).

 

 

Não utilize descartáveis

Essa é uma das dicas mais clássicas e que desde sempre é muito falada, principalmente a respeito dos canudos plásticos tradicionais. Porém, isso não deve se restringir somente a esse item. O uso de produtos como copos, talheres e pratos descartáveis devem ser abandonados. No caso de alimentação fora de casa, uma ótima solução é ter um kit de metal ou silicone, que funciona muito bem e pode ser utilizado sempre. 

 

 

Consuma produtos retornáveis

Utilizar produtos retornáveis é uma ótima estratégia que é muito comum no caso de bebidas. Nesse caso, o cliente compra, consome e leva a embalagem até o ponto de coleta para que elas sejam recolhidas e higienizadas. 

 

 

Apesar de não ser uma prática tão comum em outros setores, é possível e muito interessante que a estratégia se estenda para outros ramos. 

 

 

Tenha uma Ecobag para chamar de sua

As Ecobags são os melhores itens para usar no momento de uma compra - além de serem muito versáteis e poderem ser usadas em outros momentos - elas deixam as atividades muito mais confortáveis e ainda evitam o uso excessivo de sacolinhas plásticas. 

 

 

Elas ainda são um acessório muito estiloso e que podem compor o look de fato, então é uma ótima maneira para reduzir o consumo e descarte de plástico no dia a dia.

 

 

Opte por produtos em refil

Cada vez mais os produtos estão tendo a possibilidade serem veiculados em refis. Desde cosméticos e produtos de higiene, até produtos de limpeza - como é o caso da Desembala

 

 

Com essa ação, a embalagem deve ser comprada uma única vez e utilizada para sempre, enquanto os refis são comprados somente conforme a necessidade, evitando assim uma imensa quantidade de descarte de plástico. 

 

 

Essas são ações práticas e possíveis de serem inseridas no cotidiano sem grandes esforços, e que com certeza fazem muita diferença no panorama geral. Que tal começar a implementar essas estratégias? Você vai se adaptar e espalhar esses bons hábitos para outras pessoas!