O costume de criar metas para o ano que se inicia não é algo novo, mas sim que vem desde a época dos antigos babilônios, que faziam promessas aos deuses durante essa época. Esse hábito foi sendo passado entre as gerações e hoje em dia segue forte, onde as pessoas aproveitam a sensação de limpeza e renovação para iniciar o ano com o pé direito.
Por ser um processo emocionante e reflexivo, definir as metas para o próximo ano é um momento que merece atenção e dedicação, e estabelecer algumas etapas para isso pode ajudar bastante.
Comece se autoavaliando
Antes de começar a desenhar o que se deseja para o próximo ano, é importante refletir tudo o que foi feito no ano anterior. Se pergunte o que você quer alcançar em diversas áreas da sua vida, como na saúde, na carreira, nos hábitos, entre outros setores.
Por exemplo, se você percebeu que no ano anterior contou com muitos hábitos ruins, não cuidou de sua saúde e foi consumista em excesso, talvez esse seja um ponto de atenção e que possa ser trabalhado ao longo de 2024, refletindo em mudanças na área pessoal, de saúde e de finanças, por exemplo.
Torne suas metas específicas e mensuráveis
Ainda seguindo o exemplo anterior, de nada adianta você se propor a ser mais saudável ou menos consumista, pois isso é muito vago e não deixa claro o que será alcançado.
Em vez disso, você poderia estabelecer “quero praticar exercícios 5 vezes por semana”, ou ainda, “quero rever meus hábitos de consumo todos os meses”. Isso torna a meta mais palpável e faz com que seja possível acompanhar o progresso.
Não crie metas inalcançáveis
É importante ser realista ao criar metas, para evitar possíveis frustrações. É claro que metas são desafiadoras, mas é importante que acima de tudo elas sejam alcançáveis. Considere sua disponibilidade, os recursos e tempos disponíveis para dedicar a esse objetivo.
Defina prazos para realização de diferentes etapas
Criar uma espécie de cronograma para a realização de um objetivo pode ser bastante interessante, todos eles com prazos, para que você consiga manter o foco e a disciplina, até que vire um hábito.
Por exemplo, no caso de melhorar os hábitos de consumo, você pode definir algumas etapas como: identificar quais áreas podem ser melhoradas (compras de roupas, de acessórios, de itens de cuidado com a casa, etc), buscar substituições, testar essas substituições e implementá-las de fato em sua rotina.
Com essas etapas, em pouco tempo você terá cumprido sua meta e inserido no seu dia a dia de forma efetiva, bastando apenas se acostumar com a mudança.
Acompanhe a sua evolução
Algumas metas são mais simples e outras mais complexas de serem alcançadas totalmente, mas o importante é ver sua evolução nesse caminho.
Ainda utilizando o exemplo de melhora nos hábitos de consumo, você conseguirá analisar fatores como quanto você economizou em determinado intervalo de tempo, ou o quanto suas compras foram mais conscientes ao longo do ano, entre outras vitórias que irão te animar.
O consumo consciente foi o exemplo utilizado para as dicas deste post, porque essa é uma grande tendência para o próximo ano. Cada vez as pessoas estão dando mais atenção para o que colocam dentro de casa e o impacto que isso acarreta, o que é muito positivo.
A análise pode ser feita desde as roupas e acessórios, até os produtos de limpeza que são utilizados. Em diversos aspectos é possível repensar e escolher alternativas mais benéficas, seja para a própria saúde, para o meio ambiente ou no que diz respeito ao bem-estar.
E nós da Desembala ficamos muito felizes em proporcionar essa mudança. E o melhor, sem que seja algo custoso. Com os nossos produtos você consegue escolher uma alternativa sustentável, prática e muito eficiente para cuidar da sua casa. É incrível saber que estamos em tantos lares e temos certeza que em 2024 alcançaremos ainda mais pessoas.
Conte com a gente para implementar essa mudança e conhecer um novo estilo de limpeza e bem-estar para a sua vida! Feliz 2024!