Os animais de estimação são uma parte importante da família, e são necessários cuidados importantes, para que eles vivam felizes e saudáveis. É papel fundamental de um tutor responsável prezar pelo bem-estar do seu pet, e isso começa com a limpeza adequada do espaço onde ele vive. Confira a seguir as melhores dicas para cuidar do espaço dos seus melhores amigos. 

 

Limpe a cama e cobertores do seu pet

 

Começando com essa dica, que pode ser uma das mais importantes, já que seu pet irá passar grande parte do tempo em sua cama ou casinha, junto com seus cobertores. O ideal é que a limpeza desses itens seja feita pelo menos duas vezes ao mês, mas quando alguma sujeirinha escapar nesse intervalo, a limpeza deve ser mais frequente.

 

Normalmente existem etiquetas, tanto nos cobertores, quanto nas casinhas, indicando a forma correta de higienização. Mas de modo geral, o que se recomenda é a lavagem - a mão ou na máquina - usando água e sabão neutro. 

 

Para as casinhas feitas de plástico, a higienização é ainda mais simples, devendo ser usada água, bucha e sabão neutro. Além disso, a finalização da limpeza pode ser realizada com um Desinfetante Neutro, para garantir a total desinfecção. 

 

Se o seu pet vive em uma casinha de madeira, é importante que as orientações do fabricante sejam seguidas para a limpeza, já que nesse caso a superfície está mais sujeita à formação de mofo, ou ainda, podem ter ocorrências que façam com que a casinha tenha uma vida útil reduzida. 

 

Também é necessário se atentar que seus pets possam voltar para suas casinhas, camas e cobertores, é fundamental que os itens estejam completamente secos.



Higienize os potes de água e ração 

 

Você comeria em um prato ou copo sujo? Não, né?! Então os seus pets também merecem essa atenção! 

 

Os recipientes de água e ração para os animais devem ser higienizados semanalmente, utilizando água corrente e um detergente neutro. É importante enxaguar abundantemente e retirar qualquer resquício de produto, para que não tenha a possibilidade de o pet ingerir a substância enquanto estiver comendo. 

 

Os potinhos também devem estar bem secos antes de serem reabastecidos com a ração e voltarem a ser disponibilizados para os pets.

 

Não se esqueça de higienizar os brinquedos

 

Esses são itens que acabam passando batidos no momento da limpeza, mas que é super importante de serem higienizados, já que estão o tempo todo em contato com o chão e com a boca dos pets. 

 

Então, para limpar aqueles brinquedos de pelúcia ou de corda, a limpeza é bem prática: basta lavá-los com água e sabão neutro, exceto para os casos que o fabricante aponte alguma restrição. 

 

Já para os brinquedos de plástico, como bolinhas e ossinhos, eles podem ser deixados de molho em água morna por alguns minutos, para que a limpeza fique mais fácil, e depois higienizados também com um sabão neutro. 

 

Para os brinquedos também é fundamental que sejam completamente enxaguados e secos, antes de serem devolvidos para a diversão dos pets.

 

A caixa de areia ou o ambiente que o pet faz suas necessidades merece atenção especial

 

Para as caixas de areia, onde os gatos fazem suas necessidades, o ideal é que a higienização seja feita sempre em que a areia for trocada. Nesse caso, a limpeza deve ser feita com água e sabão, para tirar todos os resíduos de sujeira. 

 

Para finalizar, o mais indicado é utilizar um desinfetante neutro, para garantir que todos os germes e bactérias estão sendo eliminados, o que além de deixar a caixa completamente higienizado, também fará com que ela não fique com mau cheiro, já que são esses microrganismos que causam o mau odor. 

 

Caso seu pet eventualmente faça uma sujeirinha em um local indevido, ou tenha um cantinho no quintal reservado para suas necessidades, o processo de limpeza deve ser o mesmo: água e sabão e finalização com um Desinfetante

 

O espaço do pet deve contar com uma limpeza mais intensa

 

Para os animais que vivem na área externa de casa, o ideal é que seja feita uma limpeza mais intensa semanalmente, retirando todas as sujeiras, utilizando um produto para Limpeza de Pisos, e finalizando com a desinfecção, que como comentamos anteriormente, é super importante. Para esse momento, o ideal é que o pet seja retirado do local, e só volte após o seu cantinho estar brilhando e seco. 

 

É claro que, no intervalo dessa limpeza, você deve fazer uma manutenção conforme a necessidade, especialmente se o espaço for amplo e o seu pet fizer necessidades ao redor dele. 

 

Para os pets que ficam dentro de casa, a recomendação é que a limpeza seja mais frequente, para evitar principalmente que qualquer cheirinho ruim se espalhe pelos ambientes. Varrer, passar um pano no chão, finalizar com desinfetante e utilizar um Neutralizador de Odores, é o combo perfeito para você ter uma casa sempre limpinha para você, sua família e seus pets.

 


Para toda essa limpeza, use produtos seguros para seus animais de estimação

 

Para garantir o bem-estar geral do seu pet, é importante que em todas as limpezas, os produtos utilizados sejam eficientes e comprovadamente seguros para serem utilizados perto de animais, já que diversos produtos convencionais contam com substâncias agressivas e podem acabar fazendo mal para o seu pet, acarretando alergias, irritações e até mesmo problemas respiratórios. 

 

A Desembala conta com produtos perfeitos para serem utilizados para a limpeza de toda a casa, inclusive para cada cantinho do seu pet, já que eles possibilitam uma limpeza muito prática, eficiente e segura para seu pet. 

 

Com eles, você conseguirá deixar sua casa limpa e cheirosa de forma rápida, para que sobre tempo para você aproveitar com sua família e com seus amigos de 4 patas! 

 

Visite nosso site ou instagram para tirar suas dúvidas e adquirir os produtos que vão facilitar sua rotina!