Apesar de o porcelanato ser um material muito resistente e quase que totalmente impermeável por ser constituído a base de argila e rocha queimados em alta temperatura, devido ao acabamento que ele pode receber, a limpeza deve ser cuidadosa para evitar danos como arranhões e manchas, o que consequentemente faz com que ele fique bonito por muito mais tempo. Por isso essas dicas são tão importantes.

 

Também é muito importante entender quais são os tipos de porcelanatos e acabamentos existentes, para que você saiba os cuidados necessários com cada um deles. 

 

Quais os tipos de porcelanato existentes? 

 

 

  • Porcelanato Acetinado: são aqueles que recebem uma esmaltação fosca no final do processo produtivo, o que faz com que ele não conte com um acabamento brilhante. Ele é perfeito para quem busca um piso mais discreto, mas ainda assim muito bonito e resistente.

 

 

 

  • Porcelanato Polido: é o tipo de porcelanato que conta com um brilho intenso, por receber um polimento e uma camada protetora no fim da produção. O piso mais indicado para quem quer mais destaque no ambiente. 

 

 

 

  • Porcelanato Esmaltado: assim como o polido, esse tipo de porcelanato também tem um acabamento fosco, mas o processo de finalização é diferente, sendo adicionada uma camada de esmalte na superfície.

 

 

 

  • Porcelanato natural: esse é o porcelanato que não recebe nenhum tipo de finalização, sendo constituído por uma massa porcelânica, que já define as características de cor para o porcelanato. 
  • Porcelanato EXT: ele conta com um acabamento mais bruto e com maior coeficiente de atrito, o que aumenta a resistência e também torna o piso mais antiderrapante. 

 

 

Essas são as principais variações quanto ao acabamento e textura dos porcelanatos, mas também existem variações no que diz respeito à estampa como o porcelanato madeira, porcelanato mármore, porcelanato cimento queimado, porcelanato pedra, porcelanato monocolor, entre outros. 



 

  • O que NÃO usar para limpar porcelanato?

 

 

As variações dos porcelanatos são bem grandes, e todos eles exigem alguns cuidados importantes ao serem limpos, para evitar qualquer dano - temporário ou não. Por isso é bastante importante entender melhor as boas e más práticas para esse tipo de limpeza.

 

Antes de falarmos sobre as formas eficientes de limpar o porcelanato, vamos citar o que não deve ser utilizado para esse tipo de limpeza, já que uma higienização inadequada pode acabar fazendo com que o piso fique embaçado, manchado, e o pior de tudo: pode até causar danos definitivos. 

 

Os principais produtos que não são recomendados para serem utilizados no porcelanato são cera, amoníaco, água sanitária e qualquer produto abrasivo, já que eles são extremamente agressivos e ao invés de limpar, podem acabar estragando permanentemente o piso. Isso também vale para limpezas com vassouras com cerdas rígidas e esponjas de aço. 

 

Tendo em mente tudo o que é contra-indicado para a limpeza do porcelanato, já podemos partir para as formas mais eficientes para higienizar esse tipo de piso, para que ele fique sempre incrível como novo!

 

Como limpar o porcelanato de forma prática e eficiente?

 

No mercado existem inúmeros produtos que apontam serem indicados para o uso em porcelanato, o que acaba sendo um grande investimento para um único tipo de piso. Se na sua casa você tem diferentes tipos de pisos, essa pode não ser uma alternativa tão interessante. O ideal seria um único produto para ser utilizado nas diferentes superfícies de pisos. 

 

Com a Desembala isso é possível! O Limpa Pisos da Desembala é um único produto que pode ser utilizado em diversos tipos de pisos, como porcelanato, cerâmico, laminado, vinílico, madeira, piso frio e qualquer outro que você imaginar!

 

Além dessa super versatilidade, ele é muito eficiente, removendo qualquer resquício de poeira, sujeiras impregnadas e marcas dos pisos. E também conta com um rendimento incrível, já que após o sachê ser diluído em 500 ml de água, ele ainda fica super concentrado. 

E com isso, no momento do uso, devem ser diluídas 2 tampinhas do produto pronto em 3 litros de água, ou seja: o rendimento é de 50 litros para um único sachê. 

 

Para as pessoas que prezam ainda mais pela praticidade, o Limpa Pisos Desembala pode ser utilizado tranquilamente com o Mop Spray. Basta diluir 1 tampinha do produto no reservatório do Mop, completar com água e ser feliz na limpeza!

 

Com fragrâncias incríveis: Aloe Vera, Limão, Amadeirado e Campestre, o Limpa Pisos Desembala é o produto perfeito para a limpeza de qualquer porcelanato, oferecendo a higienização e também um perfume incrível para o ambiente. Um sonho, né?

 

Quer conhecer mais sobre esse produto fantástico que realizará mágica no seu porcelanato? Confira aqui maiores detalhes sobre ele e prepare-se para se apaixonar!