Chegou a Copa do Mundo e o momento de juntar a galera para torcer pelo Brasil, que é mundialmente conhecido por ser o país do futebol.
Jogos de futebol são sinônimo de muito consumo, descarte de lixo e alto impacto ambiental.
Na Copa de 2014 em que o Brasil foi sede, por exemplo, em dias de jogo as cidades que ocorreram os jogos, tiveram um aumento exorbitante de lixo: acostumadas a produzir 43 mil toneladas diárias, o número foi acrescido em mais 14 mil e quinhentas toneladas segundo a Abrelpe!
Copos, pratos e talheres plásticos, embalagens de bebida, de petiscos e etc, são descartados em grande quantidade neste momento de torcida coletiva, causando um impacto negativo ao meio ambiente.
Mas será que dá para curtir a Copa do Mundo com mais sustentabilidade? Ou ao menos uma Copa do Mundo com menos plástico?
Acreditamos que sim! E vamos te dar 5 dicas de como curtir um jogo de futebol sem gerar problemas para o planeta!
Bora lá?
Está na moda reutilizar!
Isso mesmo! Sabe aquela camiseta que você comprou para a Copa do Mundo de 2018 e usou pouquíssimas vezes? Bora tirar ela do armário e usar em 2022 também.
As camisetas esportivas são em sua maioria feitas com material sintético, o famoso poliéster, que nada mais é do que plástico.
Quando descartadas, essas roupas demoram centenas de anos para se decompor e ainda geram microplásticos no solo.
Se você não tem nenhuma camiseta antiga, que tal garimpar em algum brechó? Ou então usar alguma verde e amarela que tenha em casa?
Reutilizar é sempre melhor do que descartar.
Goleada de lata!
Sabe a famosa cervejinha que consumimos aos montes a cada gol do Brasil? Você sabia que as long necks que armazenam muitas delas, têm uma taxa de reciclagem baixíssima?
Se comparada com a latinha, possui uma pegada de carbono 9x maior, consome 4x mais água na produção, e impacta 14x mais o solo quando descartada.
Por isso, a melhor escolha sempre será a lata de alumínio. Ela possui uma taxa de reciclagem de 97% e na maior parte das vezes volta para as prateleiras de supermercados em poucos dias, excluindo assim a necessidade de mais matéria prima para a produção.
Em comparação com outros tipos de embalagens ela também possui a menor taxa de emissão de gases de efeito estufa.
Já sabe né? Na hora de escolher sua bebida, vá de lata!
Leve seus potes
Vai comprar petiscos para a hora do jogo? Opte pela opção a granel. A maioria dos supermercados possuem uma seção destinada a esses produtos.
Você pode reutilizar frascos de vidro que tenha em casa, dando uma nova vida para eles que também seriam descartados. Assim você evita o consumo e descarte de saquinhos plásticos de uso único e economiza dinheiro, já que comprar produtos a granel pode ser muito mais barato do que os de marcas convencionais.
Com essa pequena mudança você deixa de contribuir com o aumento de 80% das embalagens que consumimos e que são descartadas após 1 uso, compondo cerca de ⅓ de todo o lixo doméstico.
Olé nos plásticos descartáveis.
Um dos maiores vilões das reuniões para assistir aos jogos são os descartáveis utilizados para a comida e a bebida da galera. Nestes momentos buscamos por maior praticidade mas precisamos de alternativas para esses produtos que causam um enorme impacto na natureza.
O “inofensivo” copo plástico descartável, por exemplo, pode levar de 250 a 400 anos para se decompor. Mesmo depois de todo esse tempo ainda pode se transformar em micro plástico e continuar na natureza. Isso também serve para os pratinhos e qualquer utensílio de plástico descartável.
Uma alternativa prática para esses produtos, são os utensílios reutilizáveis ou feitos com material biodegradável e até compostável, como os da Ybyrá, feitos com folhas secas caídas ou os copos reutilizáveis da Menos 1 Lixo.
No pré e pós festa, a limpeza é zero plástico!
Deixar a casa limpa e arrumada para receber os amigos é uma das tarefas imprescindíveis da Copa do Mundo. Assim como a organização e a limpeza depois que todo mundo for embora. Esse é um ponto que provavelmente você não considerou quando pensou em formas de ter uma Copa do Mundo mais sustentável.
Mas a realidade é que os produtos de limpeza convencionais são embalados em plásticos de uso único que vão ao lixo mensalmente e permanecem no meio ambiente por mais de 400 anos.
Este ano, nada de produtos de limpeza com embalagens plásticas de uso único que demoram + de 400 anos para se decompor, use os Produtos de Limpeza Biodegradáveis em Refil Desembala.
Os Produtos de Limpeza em Refil Desembala são mini sachês super concentrados que se dissolvem na água e são utilizados em frascos borrifadores reutilizáveis. Assim você repõe apenas o refil e compra o frasco apenas uma vez.
A Desembala conta com uma linha completa de Produtos de Limpeza para a casa, que com certeza te ajudarão a ter uma Copa do Mundo super limpa com muito mais praticidade e eficiência.
Seja em casa ou no barzinho, com a família ou a galera, agora você pode curtir o seu futebol sem descuidar do planeta.
Bora levantar a taça da sustentabilidade nessa e nas próximas Copas?