Como o movimento Julho Sem Plástico foi criado?
O Movimento Julho Sem Plástico teve início em 2011, pela equipe Earth Carers Waste Education, na Austrália. O principal objetivo dessa campanha é a mesma até hoje: diminuir o uso de plástico descartável ao longo do mês.
Por esse ser um problema bastante sério - já que todos os anos são descartadas mais de 12 milhões de toneladas de lixo plástico nos oceanos - essa campanha repercutiu ao redor de todo o mundo e foi aderida em vários países.
Com o crescimento e difusão dessa campanha, foi criada a fundação Plastic Free July e assim o movimento foi se espalhando ainda mais: Segundo dados de 2018, mais de 120 milhões de pessoas ao redor de 177 países estavam aderindo a essa campanha, o que refletiu na redução de 490.000 toneladas de resíduos plásticos, o que é um resultado incrível!
Infelizmente o nosso país não tem grande contribuição nesses números, uma vez que nós ficamos em 4º lugar no que diz respeito à produção de lixo plástico no mundo, e o pior: reciclamos menos de 2% de todo o plástico que é descartado. Então temos muito a melhorar e nos conscientizarmos, sendo o mês de Julho um ótimo momento para refletirmos e agirmos sobre isso.
E não são apenas esses dados sobre o descarte plástico que são impactantes. Veja abaixo mais informações sobre como esse problema merece mais atenção e cuidado.
Quais são os dados referente ao descarte plástico atualmente?
Se você ainda precisa de dados e argumentos para considerar a adesão ao movimento Julho Sem Plástico - e mais do que isso - para refletir sobre a redução desse consumo excessivo em sua rotina, nós trazemos dados convincentes (e alarmantes) para você.
Como foi apontado, o Brasil é um país que ainda necessita de muita conscientização e ação a respeito desse tema, especialmente porque a produção de lixo plástico anual por aqui fica em mais de 11 milhões de toneladas, das quais mais de 2 milhões de toneladas são descartadas de forma inadequada.
Além disso, o índice de reciclagem em nosso país é extremamente baixo, o que faz com que os aterros sanitários recebam cerca de 7,7 milhões de toneladas de lixo plástico. Outro destino desses resíduos que é bastante problemático são os oceanos: estima-se que mais de 18 bilhões de quilos de plásticos são descartados em regiões costeiras e acabam indo para os oceanos todos os anos.
Informações impactantes não é mesmo? E agir para interromper esse ciclo de poluição plástica pode ser mais simples do que parece. O clichê de cada um fazer a sua parte é absolutamente verdadeiro, pois os resultados individuais, quando unidos, são muito significativos.
Como consumir menos plástico de forma fácil?
Depois de todas essas informações fica evidente o quão importante é reduzirmos o consumo de plástico de uso único. Ainda que essa reflexão no mês de Julho já seja um ótimo começo, levar essa ideia como uma mudança de hábito de fato, é muito benéfico, e mais do que isso, pode ser extremamente fácil!
Por isso, estamos trazendo algumas dicas de como aderir a essa causa na sua rotina de forma leve e muito prática, mas que resultará em resultados incríveis!
- Opte sempre que possível por embalagens de papel ou vidro, que são materiais mais resistentes, duráveis e também são recicláveis;
- Substitua itens descartáveis como copos, garrafas, canudos e sacolas plásticas, por versões duráveis, para que possam ser reaproveitadas sempre, evitando o descarte;
- Evite consumir cosméticos que possuam microplásticos na sua composição, pois isso fará bem tanto para a sua saúde, quanto para a dos oceanos, já que estes microplásticos afetam diretamente a vida marinha.
- Dê preferência para consumir marcas que tenham preocupações ambientais e que também se importem com a redução do descarte de plástico de uso único. Como por exemplo a Desembala e a Dolce Gusto Neo, que são empresas com forte responsabilidade ambiental e produtos incríveis!
O que a Desembala e a Dolce Gusto Neo têm em comum?
Enquanto a Desembala conta com produtos de limpeza em refis super concentrados que te permitem utilizar o mesmo frasco a vida toda, a Dolce Gusto Neo conta com uma máquina de café também pensada para durar a vida toda e cápsulas de café compostáveis, pensadas para desaparecer.
Ou seja, as duas marcas são facilitadoras da rotina, com produtos incríveis e práticos, e que ainda cuidam da preocupação do descarte plástico para você, já que ao consumir, você estará deixando de descartar uma quantidade imensa desses resíduos. É uma troca super simples de ser feita em relação aos produtos convencionais, não é mesmo?
Por isso, nós te convidamos a conhecer mais sobre a Dolce Gusto Neo e também sobre a Desembala, caso você ainda não conheça. Venha com a gente e tenha uma rotina mais consciente e ainda assim cheia de praticidade e bem-estar.