O que motivou a criação do Dia do Orgulho LGBTQIA+?
Ao redor de todo o mundo o dia 28 de Junho foi definido como o Dia do Orgulho LGBTQIA+, pois essa foi a data em que houve um movimento conhecido como “Revolta de Stonewall”, nos anos 1960 em Nova York.
Stonewall Inn era um bar alternativo da cidade, ponto de encontro para pessoas LGBTQIA+ da época. Época essa que as relações entre pessoas do mesmo sexo ainda eram consideradas crime em praticamente todos os estados americanos.
No dia 28 de Junho o bar foi invadido por policiais que, alegando a proibição da venda de bebida alcoólica no local, prenderam e agrediram frequentadores e funcionários do Stonewall Inn, que em sua maioria eram parte da comunidade LGBTQIA+.
Essa invasão foi marcante para o público, que no dia seguinte se mobilizaram em protestar nos arredores do local, confrontando a polícia e demonstrando o orgulho de ser quem eram. Essa manifestação ganhou grandes proporções e levantou importantes debates, dando origem às marchas e paradas que conhecemos hoje.
Qual a importância do Dia do Orgulho LGBTQIA+ nos dias de hoje?
Como foi dito acima, mais do que uma data para somente usarmos a bandeira do arco-íris, o Dia do Orgulho LGBTQIA+ é uma data que simboliza muita luta, por respeito, igualdade e até mesmo pelos direitos civis básicos.
Nosso país ainda conta com um alto nível de violência contra o público LGBTQIA+, e sabemos que isso é inadmissível. Por esse motivo celebrar essa data é tão importante, já que faz com que a conscientização e a visibilidade sobre esses casos aumentem, visando condições de vida mais seguras para todos.
O que a Desembala tem de ligação com o Dia do Orgulho LGBTQIA+?
Um dos pilares da Desembala é a promoção do bem-estar, e não tem nada que esteja mais ligado com isso do que a liberdade de podermos ser quem quisermos e nos expressarmos da forma com que nos sentimos melhor.
Por isso, nós apoiamos e celebramos fortemente essa data, já que temos plena convicção da importância do respeito e da união entre todas as pessoas. Somente unindo os nossos esforços é que poderemos construir um futuro mais acolhedor, inclusivo e sustentável para todos.