Hoje vamos te contar o que cada uma das letras da sigla LGBTQIA+ representa, já que é importante entendermos a pluralidade do ser humano em suas formas de amar e de ser. Existe uma diversidade de orientações sexuais e identidades de gênero, e todas elas devem ser respeitadas e incluídas.



Essa é a liberdade que queremos, para que juntos possamos construir um futuro melhor, mais igualitário e mais sustentável. O respeito e a empatia são fatores fundamentais para que todos vivam em harmonia e consigam experienciar o máximo do bem-estar, que é a plena liberdade.



A sigla LGBTQIA+ engloba os termos Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Queer, Intersexuais e outras orientações e identidades que fogem das categorias citadas. Cada uma delas tem sua particularidade e merece ser reconhecida e respeitada em sua totalidade.



Ao entender todas essas diferenças, nós fortalecemos toda a nossa comunidade e oferecemos um ambiente mais justo e inclusivo, seja no local de trabalho, estudos ou em qualquer aspecto social. Então vamos lá?



  • L - lésbicas: São as mulheres que sentem atração romântica e/ou sexual por outras mulheres;

 

  • G - gays: São os homens que sentem atração romântica e/ou sexual por outros homens; 

 

  • B - bissexuais: São as pessoas que sentem atração romântica e/ou sexual tanto por homens quanto por mulheres. Essa é uma orientação sexual que pode ser ligada a características equivocadas, como promiscuidade, infidelidade ou poligamia. Mas isso não é real. Essas características não estão envolvidas diretamente com nenhuma orientação sexual.

 

 

  • T - transgênero: Essa é uma identidade de gênero que representa pessoas que não se identificam com o gênero de nascimento. Existem homens e mulheres transgêneros, travestis (identidade feminina) ou ainda pessoas não-binárias, que são aquelas que se entendem como além da divisão do gênero feminino ou masculino. 

 

 

 

  • Q - queer:  As pessoas que se identificam como “queer” transitam entre as noções de gênero, mas que não se rotulam pela classificação heteronormativa. É o caso das Drag Queens, por exemplo. Na segmentação queer, a orientação sexual e a identidade de gênero são uma construção social e não necessariamente tem uma funcionalidade biológica. 

 

 

 

  • I - Intersexo: Essa é a representação de pessoas que não tem um gênero definido entre homem e mulher. São as pessoas que têm combinações biológicas que não se enquadram no masculino ou no feminino, como cromossomos, hormônios, genitais, etc. 

 

 

 

  • A - assexual: Os assexuais são aqueles que não sentem atração sexual por outras pessoas, independentemente do gênero ou orientação sexual delas. Essas pessoas não enxergam as relações sexuais como prioridade no contexto delas.

 

 

 

  • +: Por último, mas não menos importante, o símbolo de “mais” no fim da sigla dá espaço para a inclusão de outras orientações ou identidades no movimento. 

 

 

É importante ressaltar que essa é a versão atual e mais utilizada da sigla, mas que ela pode sofrer alterações a qualquer momento, conforme os estudos a respeito do tema de gênero e sexualidade fiquem mais desenvolvidos.

 

A criação dessa sigla não tem finalidade de colocar as pessoas em “caixinhas”, mas sim, de atuar na inclusão e compreensão do ser humano e de sua pluralidade. 

 

Você conhecia todos esses termos? Gostou de saber mais sobre o assunto? Não deixe de compartilhar com os amigos para ajudar a espalhar informações tão importantes!