A resposta está na consistência das bandeiras da marca. Conheça agora alternativas sustentáveis de verdade, que estão revolucionando o mercado, cuidando das pessoas e do meio ambiente.

 

Este texto abordará:

 

  • O que é o Julho Sem Plástico?

 

  • Inovações e novas tecnologias em substituição ao plástico

 

  • Exemplos de empresas e produtos inovadores

 

  • Perspectivas para um futuro mais sustentável

 


 

O que é o Julho Sem Plástico? 

 

Julho Sem Plástico é uma campanha global de conscientização da poluição causada pelo plástico com o objetivo de incentivar as pessoas a reduzir o uso desse material em suas rotinas diárias. A iniciativa começou em 2011, na Austrália, e desde então tem se espalhado pelo mundo, atraindo milhões de participantes.

 

Você pode fazer parte disso, evitando usar embalagens de plástico de uso único, canudos, pratos, talheres e garrafas plásticas descartáveis. 

 

Mas não se engane que essas iniciativas devem se restringir ao mês de Julho, o objetivo da campanha é trazer atenção para o tema, tomar uma ação acerca disso e criar novos hábitos de consumo reduzido de plástico no ano todo. Para que isso seja possível, entenda como você pode reduzir drasticamente o consumo e uso de plástico no seu dia-a-dia.

 

 

Inovações e novas tecnologias em substituição ao plástico

 

A crescente conscientização sobre os impactos ambientais negativos do plástico está impulsionando uma onda de inovação e desenvolvimento de novas tecnologias que visam substituir esse material por alternativas mais sustentáveis. Essas inovações não apenas reduzem a poluição, mas também oferecem novas oportunidades para um futuro mais verde e sustentável. A seguir, exploramos algumas das principais alternativas ao plástico que estão revolucionando o mercado.

 

  1. Bioplásticos

Os bioplásticos são feitos a partir de materiais renováveis, como milho, cana-de-açúcar e batata. Ao contrário dos plásticos convencionais derivados do petróleo, os bioplásticos são biodegradáveis ou compostáveis, o que significa que podem se decompor naturalmente no meio ambiente. 

 

  1. Materiais compostáveis: 

Talheres e pratos feitos de algas que se decompõem rapidamente em compostagem.

 

  1. Fungos e Micélio

O micélio, a parte vegetativa dos fungos, é outra inovação promissora na substituição do plástico. O micélio pode ser cultivado em moldes para criar materiais leves, resistentes e biodegradáveis. 

 

  1. Papel Revestido

O papel revestido com camadas de bioplástico ou cera é outra alternativa ao plástico convencional. Este material é resistente à água e à gordura, tornando-se uma opção ideal para embalagens de alimentos. 

E como encontrar empresas comprometidas com aplicação de tecnologias sustentáveis na busca pela redução do uso de plástico? Veja a lista:

 

 

Exemplos de empresas e produtos inovadores

 

Desembala

 

A Desembala é pioneira no uso de tecnologias avançadas aplicadas em produtos de limpeza. A marca conta com uma linha de produtos com mínimo impacto ambiental graças à produção e distribuição de sachês ultra concentrados, biodegradáveis, veganos, sem cloro e hidrossolúveis que eliminam o descarte de embalagens plásticas desses sachês e também das embalagens em spray que tem duração vitalícia. 

 

Uma inovação que traz praticidade e economia e atende as necessidades de produtos de limpeza em geral. Vale deixar os frascos da Desembala como herança para as futuras gerações, pois acredite, esse vai durar!

 

 

Green Home

 

A Green Home tem ressignificado o conceito de alta qualidade e bio performance em dermocosméticos. A marca trabalha constantemente no desenvolvimento e no aprimoramento das matérias-primas utilizadas na pele e nos cabelos, valorizando as características da nossa brasilidade e biodiversidade.

 

 

Envolve

 

A Envolve foi fundada em 2018 com o propósito de impactar positivamente a relação de equilíbrio entre o consumo, redução do desperdício de alimentos e o cuidado com o meio ambiente. A marca foi desenvolvida como solução ideal para embalar alimentos, um produto que devido às propriedades antibacterianas, aumenta a duração dos alimentos além de evitar o consumo de embalagens advindas de fontes não renováveis.

 

O produto é totalmente circular já que além de biodegradável, é compostável.

 

 

Amo Karité

 

A Amo Karité desenvolve maquiagens sólidas naturais, veganas e sem embalagens. A marca traz inovação no mercado da beleza, responsável por gerar 120 bilhões de unidades de embalagens plásticas por ano, segundo o relatório de Beleza Sustentável 2023 da NielsenIQ



 

Perspectivas para um futuro mais sustentável

 

Os consumidores estão mais informados sobre sustentabilidade e exigem maior responsabilidade das empresas. Eles esperam que as marcas liderem a criação de mudanças sustentáveis. De acordo com a NIQ, 46% dos consumidores esperam que as marcas tomem a dianteira na promoção de mudanças sustentáveis. Isso reflete uma mudança significativa no comportamento do consumidor, onde a sustentabilidade agora desempenha um papel crucial na tomada de decisões de compra​.

 

Como empresas, as organizações que são consistentes na bandeira da sustentabilidade saem na frente por cuidar das pessoas e do meio ambiente, por atenderem os desejos dos consumidores e por crescerem em negócios com propósito, como refletido no caso da Desembala, Green Home, Envolve e Amo Karité.

 

Como consumidores, os clientes têm a missão de continuar repensando os seus hábitos de consumo, fazendo escolhas inteligentes e cobrando às marcas que consomem.