1 - Pesquise antes de comprar
Não é nada raro encontrar marcas que fazem a chamada “maquiagem de preços”, onde as ofertas da Black Friday parecem imperdíveis, mas na verdade os preços dos produtos foram reajustados anteriormente para um valor superior, e depois apenas colocados no patamar normal.
Por isso, a primeira dica é a mais básica: defina o que quer comprar e acompanhe os preços antecipadamente, para ver se de fato o desconto aplicado é real. Vá monitorando e comparando os preços para não ser enganado nessa época.
2 - Fique atento às lojas falsas
Como a época da Black Friday é muito aquecida no mercado, é comum que lojas virtuais falsas sejam criadas para capturar clientes mais desatentos e que estejam muito intencionados a realizar suas compras.
Para não cair nesse tipo de golpe, sempre verifique se o site em questão disponibiliza um endereço e um CNPJ, busque referências em sites de reclamações e procure o contato oficial da loja para ter certeza que a mesma existe.
Caso reste alguma dúvida sobre a confiabilidade da loja, opte por não comprar, para evitar prejuízos maiores no futuro. Com certeza outras oportunidades surgirão.
3 - Se atente ao frete que será pago
Durante as promoções da Black Friday, algumas marcas compensam o desconto que foi aplicado no produto, aumentando desproporcionalmente o valor do frete, o que faz com que isso, na prática, seja desinteressante para o cliente.
Lojas idôneas aplicam promoções no valor integral do produto, como é o caso da Desembala, que está de fato oferecendo frete grátis para todo o Brasil no seu Clube de Assinaturas. Isso porque entendem que esse é o momento de levar seus produtos a ainda mais pessoas, para que possam conhecer a marca.
4 - Evite compras desnecessárias e apoie marcas eco-friendly
Priorize comprar itens que você realmente precisa e não somente aqueles que parecem estar com mais desconto. Compras em excesso refletem tanto no seu bolso, quanto em impactos maiores, como aumento do descarte de resíduos, do uso de recursos naturais e da emissão de gases do efeito estufa, provocadas pela fabricação e transporte dos produtos.
Uma outra forma de reduzir esses danos relacionados ao consumo excessivo é dar preferência para marcas com consciência ambiental e que se responsabilizem por otimizar sua cadeia produtiva no que diz respeito à sustentabilidade. Opte por empresas que trabalham com logística reversa de embalagens, produtos biodegradáveis e prezam pela redução do descarte plástico.
5 - Prefira produtos cruelty-free e com processo produtivo justo.
Com o aumento do consumo durante a Black Friday é comum que marcas com processo produtivo suspeito acabem ganhando destaque, como aquelas que testam os seus produtos e praticam crueldade animal e até mesmo as que utilizam mão de obra escrava na produção.
Isso é muito comum principalmente na indústria da moda e cosméticos. Por isso, sempre que possível, priorize produtos de marcas comprometidas a serem cruelty-free e terem um processo produtivo justo.
Viu como você consegue aproveitar todas as condições da Black Friday de forma estratégica, inteligente e consciente? Não é necessário prejudicar suas finanças e nem o planeta nessa data, e ainda assim adquirir os produtos que você deseja.
Gostou das dicas e quer utilizá-las com uma marca comprometida? Conheça em detalhes os produtos da Desembala, acessando o nosso site e prepare-se para viver um novo estilo de limpeza e bem-estar!