O Dia Mundial da Limpeza no Brasil
O Dia da Limpeza, que hoje é realizado em 16 de Setembro, foi originado a partir de uma mobilização na Estônia, no ano de 2008, quando cerca de 50 mil voluntários se reuniram e conseguiram limpar todo o país em somente cinco horas. O movimento foi inspirador e os membros conseguiram retirar 10 mil toneladas de lixo de locais inadequados. A partir disso, 10 anos depois o movimento se espalhou e começou a chamar a atenção globalmente
No Brasil esse movimento vem crescendo cada vez mais, o que é ótimo, pois significa tanto mais engajamento no dia oficial em que a limpeza acontece, quanto maior conscientização ao longo de todos os outros dias. As pessoas começam a enxergar que pequenas substituições já podem fazer uma diferença imensa no que diz respeito à geração de resíduos.
Por aqui, o Dia Mundial da Limpeza contou com cerca de 500 mil voluntários em ações que aconteceram em aproximadamente 1200 municípios, e sendo a sexta edição do evento, esse é um número muito animador.
O principal objetivo desse evento é levar conscientização a toda a população da importância de não sujar as ruas e rios, mais do que somente realizar a limpeza. Quando acontecem descartes inadequados, a principal consequência é a poluição dos rios e oceanos, além da maior incidência de proliferação de doenças e enchentes. Ou seja, é um tema que precisamos nos atentar cada vez mais.
Quando uma pessoa vai até as ruas ou aos rios para realizar a limpeza, ela passa a entender melhor a dimensão do problema que é o descarte inadequado de resíduos. Isso com certeza possibilita uma mudança de comportamento e de pensamento, e outras pautas relacionadas à sustentabilidade passam a se tornar mais relevantes.
O Dia Mundial da Limpeza em Itajubá - MG
Itajubá é uma cidade que se localiza no sul de Minas Gerais, e é onde fica a sede da Desembala. Esse ano, pela primeira vez, a ação do Dia da Limpeza foi realizada no município, pelo Movimento Itajubá Lixo Zer. O foco foi a realização da limpeza do Rio Sapucaí, um rio que tem quase 248 km de extensão e que divide Itajubá ao meio.
Além disso, o rio passa por 2 estados (São Paulo e Minas Gerais) e sua bacia abrange 51 municípios, ou seja, ela possui uma grande importância para o equilíbrio ambiental de fauna, flora e até mesmo condições climáticas para a região toda.
A limpeza do rio foi realizada por uma equipe preparada, que já havia realizado outras expedições nesse mesmo trecho, e com o auxílio de caiaques, foram retiradas grandes quantidades de resíduos. Uma outra equipe trabalhou no apoio aos navegadores, coletando os resíduos e colocando em veículos para o direcionamento correto desses itens.
Além disso, a calha do rio também foi limpa, pois lá normalmente ficam os resíduos maiores, como itens descartados irregularmente e até mesmo objetos maiores, como móveis, por exemplo.
O movimento foi um sucesso e o objetivo de limpeza e conscientização foi alcançado, graças à união de pessoas tão engajadas e motivadas. Para nós da Desembala foi um prazer poder ter apoiado essa ação, que esperamos que cresça e se espalhe cada vez mais, não só para a limpeza, mas para o entendimento do descarte correto e da diminuição do desperdício.