Por que as misturinhas caseiras são perigosas?

Como já foi brevemente apresentado, ainda que algumas pessoas gostem muito, as misturinhas caseiras de produtos de limpeza podem ser extremamente perigosas para a saúde, já que isso configura uso indevido de produtos químicos, que pode acarretar inclusive intoxicação em quem estiver em contato com esse material.

 

As receitas dessa misturinha estão cada vez mais difundidas nas redes sociais e prometem fazer “milagres”, e o cômodo que mais é alvo dessas dicas é o banheiro, que realmente é um cômodo mais trabalhoso de limpar, o que faz com que as pessoas se interessem ainda mais por esses truques.

 

O Vinagre é um dos ingredientes que mais aparece entre essas receitas, e muitas pessoas pensam que ele é inofensivo, especialmente por ele ser usado na culinária. Porém, existem combinações que não devem ser realizadas com ele em hipótese alguma, pois além de não existirem comprovações que são efetivas, podem acabar acarretando prejuízos graves.

 

Um exemplo de misturinha que é bastante perigosa é a de vinagre com alvejante. Apesar de parecer que o resultado será de um produto poderoso, essa combinação na verdade libera um gás que pode acarretar problemas como olhos ardentes e lacrimejantes e tosse intensa e por isso, deve ser evitado.

 

Outra misturinha que é bastante perigosa é a de vinagre com bicarbonato de sódio, que de início pode parecer não gerar nenhum problema, mas se armazenada em um recipiente fechado, pode ocasionar uma explosão. 

 

Além dessas duas receitinhas que são mais clássicas, existem várias outras que apesar de não serem tão difundidas, podem causar grandes problemas, tanto relacionados a acidentes e explosões, quanto a intoxicações e sintomas como falta de ar, tosse excessiva e dores no peito. 

 

Um produto que é amplamente utilizado, tanto no banheiro quanto em outras áreas da casa é a água sanitária, que também é bastante perigosa, tanto ao ser usada sozinha, quanto misturada com outros elementos. 

Por si só, os vapores da água sanitária já podem ocasionar irritação no nariz, nos olhos e na garganta e em casos mais extremos, como quando usada em concentrações elevadas ou em ambientes muito pequenos e fechados, ela pode causar dificuldade para respirar e outros sintomas respiratórios mais intensos. 

 

Com isso, ao ser misturada com outros produtos ou ingredientes, ela pode se tornar ainda mais tóxica e perigosa, o que faz com que ela mereça ainda mais atenção e seja utilizada o mínimo possível.

Mas como limpar o banheiro de forma fácil e sem riscos?

As misturinhas prometem realizar milagres no banheiro, que é um dos cômodos mais chatos de serem limpos. Mas então como atingir um bom resultado sem colocar a saúde em risco? A resposta é simples: escolha os produtos corretos e de qualidade.

 

Um exemplo perfeito de produto é o Limpador de Banheiros da Desembala, que é um único produto para limpar todo o banheiro de forma super eficiente. Ele elimina mofo, limo e outras sujeiras incrustadas nas superfícies de forma super simples e segura e ainda deixa uma fragrância maravilhosa de lavanda no ambiente.

 

O outro ponto positivo desse produto é a sua praticidade, porque ele é totalmente sem enxágue. Então com ele, você deixa o seu banheiro impecável sem precisar jogar água e gastar muito tempo nessa limpeza. Ele pode ser utilizado na pia, vaso sanitário, box e azulejos e deixa tudo brilhando sem nenhum esforço.

 

Para a finalização da limpeza do banheiro, um outro produto incrível para ser utilizado é o Desinfetante Desembala, que também é sem enxágue, e garante que todos os germes e bactérias que pudessem estar ali ainda, serão eliminadas completamente. 

 

Os produtos da Desembala são produtos muito seguros para serem utilizados e otimizam muito a rotina de limpeza, então podem ser utilizados tranquilamente. 

 

Gostou das dicas e está pronto para parar de arriscar a sua saúde para ter um banheiro limpo? Compartilhe esse post com alguém que também precisa saber sobre esse tema !