O que são as velas aromáticas?

 

As velas aromáticas são aquelas que, quando acesas, liberam uma fragrância, que perfuma o ambiente e oferece sensações positivas em quem está por perto.

 

Engana-se quem pensa que esse artigo é algo recente. As velas aromáticas foram inventadas pelos povos egípcios há mais de 5 mil anos e elas eram compostas de plantas e insetos. Com o tempo, a produção desse item foi se aprimorando, passando para a composição com cera de abelha, por exemplo, que conferia uma fragrância mais adocicada e agradável.

 

Nessa época as velas eram utilizadas apenas pela população mais rica, já que o preço era muito alto. Porém, com o início da industrialização, as velas aromáticas foram se popularizando, até se tornarem o sucesso que são hoje em dia, ganhando o coração das pessoas apaixonadas por perfumes e bem-estar.

 

Hoje em dia existe uma infinidade de variedades de velas, no que diz respeito ao tamanho, fragrâncias, embalagem, material, entre outros vários parâmetros. Por exemplo, não há limites para as dimensões de uma vela aromática, mas as mais comuns variam entre 30 e 200 gramas. 

 

Ao escolher a melhor opção de tamanho para você, alguns fatores devem ser considerados, como o fato de você já conhecer ou não a fragrância. Se você ainda não tem certeza se vai gostar, o ideal é que opte por velas menores, para experimentar e escolher sua fragrância favorita. Assim, depois de conhecer e gostar do aroma, você pode investir nas velas maiores, já que elas normalmente exalam o perfume com maior intensidade.

 

Quais são as particularidades das velas aromáticas?

 

O tipo de cera e o tipo de pavio podem variar de acordo com cada vela, e essas variações influenciam em algumas particularidades das velas. 


As principais ceras que compõem as velas aromáticas são as de Parafina comum, Parafina em gel, Cera de coco podendo inclusive serem parte de um blend, com outros tipos de cera até mesmo menos utilizadas, obtendo os maiores benefícios de cada uma delas. 

 

Parafina comum

A parafina comum é feita de derivados de petróleo e conta com um custo reduzido, o que faz com que ela seja uma das matérias primas mais utilizadas na fabricação de velas de modo geral. 


Apesar desses pontos positivos, manusear a parafina comum durante o processo produtivo é um pouco mais delicado, e além disso, ela apresenta um aspecto opaco após a fabricação da vela.

 

Parafina em gel

O princípio da Parafina em gel é muito similar ao da comum, também sendo derivada do petróleo. Porém, ela conta com outros detalhes, como o fato de permanecer cristalina, sendo possível acrescentar cores e decorações em seu interior, sendo amplamente utilizada para velas decorativas.

Um ponto importante é que essa vela não pode ser desenformada, por contar com uma consistência mais mole.

 

Cera de coco

Essa é uma cera natural e tem se tornado a queridinha atualmente, especialmente por contar com um baixo ponto de derretimento e oferecer pouca produção de fuligem. 

Além disso, ela também oferece uma queima mais lenta, o que faz com que a vela dure ainda mais.

 

 

Também existem diferentes tipos de pavios que são utilizados nas velas aromáticas, os mais comuns são os de Algodão, os de Núcleo de Cobre e os de Madeira.

 

Pavio de algodão

Esse é um dos tipos mais comuns de pavio, e como o próprio nome já diz, é feito de fios de algodão trançado. 

Esse pavio proporciona uma chama constante, que varia conforme o tamanho do pavio pra fora da vela. É uma opção ecológica e bastante eficaz.

 

Pavio com núcleo de cobre

Essa é uma ótima alternativa para as velas de parafina e é composta por algodão trançado com um fio de cobre no meio.

Proporciona uma chama menor e menos luminosa, que ajuda na durabilidade da vela.

 

Pavio de madeira

Esse é um tipo de pavio com uma estética muito bonita e que proporciona uma queima mais limpa. Além disso, eles também favorecem o alcance de uma temperatura mais baixa, o que faz com que a vela dure por mais tempo.

Muitas pessoas inclusive, apontam que velas com pavio de madeira oferecem mais aconchego, por emitirem aquele som de madeira queimando que é bastante clássico. 

 

Como cuidar da sua vela aromática?

 

Agora que você conheceu mais sobre os tipos de velas aromáticas, vamos te contar as principais dicas para você aproveitá-las da melhor maneira de forma segura e duradoura. 

 

  • Deixe sua vela acesa por no máximo 2 horas seguidas e não mantenha ela próxima de crianças, pets ou de itens inflamáveis. 

 

  • Garanta que a vela esteja sendo acesa sobre uma superfície que suporte o calor, e caso vá manuseá-la, confira se o vidro não está muito quente, para evitar acidentes.

 

  • Na primeira vez que for acender sua vela, aguarde que a cera derretida atinja a borda do frasco. Isso fará com que a fragrância seja totalmente liberada e evitará que seja formado um túnel na cera. 

 

  •  Minha vela formou um túnel. E agora? 

Existe salvação! Basta envolver o recipiente com um pouco de papel alumínio e acender a vela. Isso fará com que a cera das bordas derreta de forma nivelada dali em diante. 

 

 

Como é a Vela Aromática Fresh SPA by Nat Ingraci da Desembala?

 

A Desembala, além de ter os melhores produtos de limpeza, também conta com uma vela aromática incrível, desenvolvida em parceria com a influencer Nat Ingraci. Ela foi pensada com muito carinho para manter seu lar aconchegante e fresco, para que você vivencie ótimos momentos de bem-estar.

 

A Vela Aromática Fresh SPA by Nat Ingraci é composta de um blend de Cera de Coco, Palma e Arroz e conta com um pavio de madeira, oferecendo uma queima limpa e livre de toxicidades. 

 

Sua fragrância é herbal e marcante, contando com notas secas e cítricas, levando o frescor da natureza e uma sensação de aconchego maravilhosa, remetendo bastante ao Alecrim, que tem benefícios de promover foco e estimular a memória e o bom-humor. Tem um perfume muito refinado e marcante, para proporcionar as melhores sensações a quem está utilizando. 

 

Quer saber mais detalhes sobre esse produto incrível e que pode, inclusive, ser um presente maravilhoso para esse fim de ano? Clique aqui e confira tudo sobre essa vela maravilhosa!