De 1970 para cá, anualmente pessoas de todo o mundo celebram o nosso Planeta, que é o verdadeiro lar que nos acolhe. Essa data ficou conhecida popularmente como o “Dia da Terra” e hoje em dia tem como foco destacar a importância da preservação de todos os ecossistemas da Terra. 

 

Essa celebração mobiliza milhões de pessoas ao redor do mundo e conta com o apoio de um enorme movimento de cunho social e ambiental, o Earth Day Network. É esse movimento que organiza e determina o tema que será pautado em cada ano, e em 2024 o escolhido foi o “Planeta versus Plástico”, já que os números de descarte desse material são alarmantes.

 

O Earth Day Network traz dados que todos os anos são produzidos 380 milhões de toneladas de plástico, e que somente 9% de todo o plástico produzido até hoje foi reciclado. Com essas informações tão impactantes, a principal solicitação da organização deste ano é que até 2040 aconteça uma redução de 60% do uso desse material, visando solucionar a mudança climática.

 

Como surgiu o Dia da Terra?

 

O Dia da Terra surgiu no ano de 1970 nos Estados Unidos sendo resultado de movimentos sociais e estudantis do país, que estavam se mobilizando desde o final dos anos 60. A primeira manifestação aconteceu como uma iniciativa do então senador e ativista ambiental Gaylord Nelson, onde 2000 universidades, 10000 escolas e várias comunidades participaram, o que deu uma visibilidade considerável para o movimento. 

 

Após esse primeiro evento, o movimento ambiental foi se fortalecendo e as pessoas passaram a ter maior consciência sobre os impactos negativos que nossas ações podem causar ao planeta, seja quanto à poluição atmosférica, ou à deterioração dos ecossistemas.

Dois anos depois, em 1972, foi realizada a Conferência de Estocolmo, a primeira conferência internacional para discussão sobre temas relevantes ao meio ambiente, com foco principal  na sensibilização dos líderes de todo o mundo sobre os problemas ambientais. 

 

A partir disso, muitas outras conferências e eventos foram sendo realizadas ao redor de todo o mundo com o objetivo de encontrar soluções para esses grandes desafios ao longo dos anos, até que em 2009 a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 22 de Abril como o Dia Internacional da Mãe Terra.

 

Quais as principais propostas do Earth Day Network para o Dia da Terra de 2024?

 

Em cada ano um tema é deixado em destaque para o Dia Mundial da Terra, e o proposto para esse ano foi “Planeta x Plástico”, onde as ameaças de mudanças climáticas, poluição e perda da biodiversidade é que devem ser combatidas. 

 

Não é novidade que o plástico é um grande poluente, mas cada vez mais são associados problemas ao uso intenso desse insumo, indo até ao aumento de riscos de doenças autoimunes, cardíacas, câncer, problemas respiratórios e vários outras, ou seja, repensar o uso do plástico é um tema urgente.

 

Considerando isso, o principal objetivo desse ano é colocar em prática o lema 60x40, que propõe a redução de 60% da produção de plástico até 2040, garantindo o futuro das próximas gerações, já que um planeta saudável não é uma opção, mas sim, uma necessidade.   

 

Para colocar em prática e minimizar o impacto da poluição do plástico, o Earth Day Network levantou algumas propostas:

 

  • Promoção de maior conscientização pública sobre os danos que o plástico pode causar em toda a biodiversidade;

 

  • Exigência de maiores pesquisas sobre o uso de plástico e suas implicações;

 

  • Eliminação de todos os plásticos de uso único até 2030 e o cumprimento desse compromisso gradual no Tratado da ONU sobre Poluição Plástica ainda esse ano;

 

  • Exigência de regulamentação e aplicação de políticas públicas que acabem com o fast fashion e toda a quantidade gigantesca de plástico que essa indústria utiliza;

 

  • Investimento em novas tecnologias e na inovação de materiais para alcançar um mundo sem plástico.

 

Como você pode participar do Dia da Terra?

 

Muitas das ações citadas como objetivos do Earth Day Network são de responsabilidade de indústrias, grandes empresas e do governo. Mas o que nós, pessoas comuns, podemos fazer para participar do Dia da Terra?

 

Existem várias opções para que consigamos ajudar na restauração da Terra, e vamos apresentar 4 delas para você se inspirar.

 

Educação ambiental

A educação ambiental sendo implementada em conjunto com a educação tradicional é capaz de gerar muitos frutos positivos, já que contribuirá para a construção de um mercado consumidor sustentável, gerará empregos que sejam bons para o meio ambiente e para a economia e ainda permitirá que os cidadãos se envolvam mais nas ações para enfrentar toda a crise ambiental. 

 

Então aprender mais sobre o tema, difundir mais entre familiares e amigos e cobrar que seja falado sobre isso em escolas e outras instituições é uma ótima forma de contribuir com o Dia da Terra.

 

Plantio de árvores

Uma poderosa ação para apoiar o Dia da Terra é atuar no reflorestamento. Isso porque, a desertificação é um problema latente na crise climática que vivemos atualmente, uma vez que quanto menos árvores temos, mais o efeito estufa aumenta.

 

Que tal apoiar um projeto de plantio de árvores ou até mesmo você organizar uma ação desse tipo?

 

Contribuição para limpeza global

Uma ação mais prática e com retorno muito positivo são as iniciativas de limpeza - também conhecidas como cleanup - ao redor do mundo. 

 

Nesse modelo, pessoas se reúnem com o objetivo de coletar lixos e resíduos de espaços naturais. Que tal encontrar um projeto desse perto de você ou elaborar algo do tipo na sua região?

 

Redução do consumo de plástico

Conforme foi apresentado, a alta do consumo e consequentemente da poluição plástica é uma grande ameaça que enfrentamos hoje em dia. Por isso, mudar nosso comportamento e nossos hábitos é fundamental para colocar fim nos plásticos de uso único. 

 

Essa mudança também faz com que a conscientização aumente e mais pessoas sejam influenciadas a repensar sua forma de consumo. Será que tanto plástico é realmente necessário? 

 

Uma ótima alternativa, que é prática, viável e muito relevante, é substituir, por exemplo, os produtos de limpeza convencionais que você utiliza na sua casa. Você já parou para pensar quantas embalagens plásticas você descarta todos os meses só no segmento de produtos de limpeza?

 

A solução revolucionária e simples são os produtos de limpeza da Desembala, que tem uma linha completa de produtos em sachês super concentrados, onde você compra os frascos uma única vez, e repõe somente os refis, o que faz com que nenhum plástico seja eliminado nesse processo. 

 

Incrível, né? Viu como ações pequenas e simples podem fazer uma grande diferença? Que tal aderir a esse novo estilo de limpeza e bem-estar com a Desembala e reduzir drasticamente o seu consumo de plástico?