As ervas aromáticas são muito utilizadas em todo o mundo como um complemento especial em diversos pratos e receitas, já que uma pequena quantidade delas, já faz uma diferença muito significativa, tanto no aroma, quanto no sabor de uma refeição. Porém, o uso delas não se resume à culinária. Muitas ervas têm propriedades medicinais e de benefícios para a saúde, sendo essa uma outra aplicação desse tipo de planta.

 

Tudo o que foi citado acima também é válido para o alecrim, uma erva aromática da região do Mediterrâneo e que conta com inúmeros benefícios que vão além de apenas o sabor. Desde a Grécia Antiga essa planta é utilizada de forma versátil, sendo que nessa época, ela era considerada um fortificante da memória e do cérebro, e por isso, estudantes gregos inclusive a utilizavam atrás da orelha com o objetivo de tirarem boas notas.

 

Mas na verdade, o que se sabe hoje em dia é que o alecrim é extremamente rico em substâncias como cânfora, pineno, borneol, cineol, ácidos orgânicos, taninos e saponinas. Os nomes são bem diferentes, mas são esses ativos os principais responsáveis pelo alecrim ser tão benéfico. 

 

Ele é um super aliado do emagrecimento, da cura de gripes e inflamações - por ter ação expectorante - e ainda por ter forte ação antioxidante, auxiliando na prevenção de derrames e outras doenças cerebrais. E não para por aí, o alecrim ainda tem muita contribuição no sistema digestivo, auxiliando na diminuição de gases.

 

A planta tem ainda muitos benefícios e é muito aplicada na indústria cosmética, tanto na perfumaria, quanto no desenvolvimento de produtos de higiene pessoal. Isso porque, o aroma do alecrim, que é bem característico, oferece ação repelente a insetos, o que é muito buscado. 

 

Benefícios do alecrim para a saúde

Um dos principais nutrientes que compõem o alecrim é a vitamina A, que oferece inúmeros benefícios para a pele e para os olhos, prevenindo infecções e atuando como um forte antioxidante.

 

Além dela, o alecrim também é rico em vitamina C, que tem benefícios na imunidade e que ajuda a retardar o envelhecimento da pele, bem como previne derrames e proporciona resistência aos ossos. 

 

As vitaminas K, B1 e B2 também estão presentes nessa erva, contribuindo para fatores como a coagulação sanguínea, fixação de cálcio nos ossos, metabolização de glicose e aminoácidos, fazendo com que essas substâncias sejam utilizadas pelo corpo da melhor forma.

 

O alecrim conta ainda com compostos fenólicos que além de atuarem como antioxidantes e antiinflamatórios, também tem ação anti-carcinogênica, o que é bastante benéfico para o organismo. 

 

Por fim, mas não menos importante, os benefícios do alecrim também se estendem para quem tem diabetes, para as articulações, no combate à gripe e ainda auxilia na redução do estresse e na melhora da memória. Incrível, não é mesmo? E além de tudo isso, essa erva também oferece benefícios maravilhosos para o ambiente.

Benefícios da essência de alecrim para o ambiente

Além de todos os benefícios do alecrim quando ingerido - seja no tempero ou em chás - a essência dessa erva oferece inúmeros benefícios quando utilizada em um ambiente, sendo capaz de despertar alguns sentidos notáveis para as pessoas que ali estão presentes.

 

A fragrância da essência de alecrim é inconfundível e deixa qualquer ambiente mais revitalizado e equilibrado, proporcionando um bem-estar mental e emocional, pois ele reenergiza o ambiente.

 

O aroma do alecrim, que tem notas herbais e frescas, tem inclusive propriedades terapêuticas e que influenciam o corpo e a mente, entre elas o estímulo à concentração, o alívio de fadiga e do estresse e o estímulo à criatividade. Mas como incorporar esse aroma na rotina e obter esses benefícios? 

 

Usar produtos que tem a fragrância de alecrim, sejam produtos de limpeza, difusores de essências, ou ainda perfumes de ambiente, fará com que você aproveite de todos esses benefícios e tenha harmonia e vitalidade no seu lar. 

 

Gostou das dicas? Não deixe de experimentar esse cheirinho delicioso e experienciar todos esses benefícios.